Os suplementos são, como o nome sugere, preparações que têm como objetivo suplementar a alimentação O
Há diversos tipos de suplementos – desde vitaminas e minerais a aminoácidos que atuam para objetivos específicos no corpo, como é o caso dos suplementos para ganho de massa muscular.
Quem faz musculação e treina com frequência pode ter a ajuda desses produtos para potencializar seus ganhos de forma saudável.
No entanto, para saber qual o suplemento ideal para proporcionar a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular, é preciso entender como cada um deles funciona e qual a sua necessidade.
Vale lembrar, ainda, que eles podem ser consumidos em conjunto, e não apenas isoladamente.
Ficou curioso? Confira abaixo 5 opções de suplementos que te ajudarão a aprimorar o seu desenvolvimento hipertrófico:
1. Suplementos de Creatina
A creatina é uma molécula produzida naturalmente no corpo humano. Ele fornece energia para os músculos e outros tecidos.
No entanto, tomá-lo como um suplemento dietético pode aumentar o conteúdo de creatina muscular em até 40% além de seus níveis normais.
Isso afeta as células musculares e o desempenho do exercício, promovendo o ganho muscular. Além disso, há diversas pesquisas que mostram que a creatina melhora também a força e a resistência força muscular.
O mecanismo de ação da creatina ocorre ao aumentar a quantidade de água nas células musculares, o que faz com que elas inchem, e isso favorece o seu crescimento.
Além disso, este suplemento pode aumentar os níveis dos hormônios envolvidos no processo de crescimento muscular, como o IGF-1.
– Confira opções de Creatina na Bionutra.
2. Whey Protein
A ingestão de proteína suficiente é fundamental para ganhar músculos.
Especificamente, para essa finalidade, você precisa consumir mais proteína do que o seu corpo decompõe por meio de processos naturais.
Desse modo, o Whey Protein é uma suplementação muito importante no dia a dia de quem quer ganhar massa magra.
Os mais populares são produzidos a partir de soro de leite, caseína e proteína de soja. Mas há também outros tipos de Whey que contêm proteína isolada de ovos, carne, frango ou outras fontes.
O Whey age no organismo fornecendo proteínas e aminoácidos que servem como “blocos de construção” para um maior crescimento muscular.
Além disso, aumenta a liberação de hormônios anabólicos que podem estimular o crescimento muscular, como a insulina, por exemplo.
– Confira opções de Whey Protein na Bionutra
3. Hipercalóricos
Os hipercalóricos são suplementos feitos para ajudá-lo a obter mais calorias e proteínas.
Eles podem ser muito úteis para pessoas que têm dificuldade em ganhar massa.
No entanto, como o nome sugere, eles são ricos em calorias e, portanto, não são indicados para quem está buscando emagrecer ou para quem não produz o déficit calórico adequado.
De modo geral, as calorias presentes nesse tipo de suplemento são obtidas a partir de carboidratos, e não de proteínas.
O consumo desse produto ajuda também no desempenho dos treinos, pois proporcionam mais energia a quem o consome.
– Confira seção de Hipercalóricos na Bionutra
4. BCAA
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) consistem em três aminoácidos individuais, ou seja, leucina, isoleucina e valina.
Eles são encontrados na maioria das fontes de proteína, particularmente aquelas de origem animal como carnes, aves, ovos, laticínios e peixes.
Desse modo, o BCAAs é extremamente importante para o crescimento muscular e constitui cerca de 14% dos aminoácidos em seus músculos.
De modo geral, quase todas as pessoas consomem BCAAs de alimentos todos os dias, mas consumir em forma de suplemento ajuda a aprimorar os resultados.
A leucina é um aminoácido chave para a construção muscular, enquanto a isoleucina e a valina produzem energia e regulam os níveis de açúcar no sangue. Juntos, esses aminoácidos ajudam a aumentar o crescimento muscular, diminuir a fadiga após o treino e reduzir a dor muscular.
– Confira seção de BCAA na Bionutra
5. HMB
O beta-hidroxi beta-metilbutirato (HMB) é uma molécula produzida quando o corpo processa o aminoácido leucina.
O HMB também é responsável por alguns dos efeitos benéficos da proteína e da leucina na dieta.
Desse modo, pode ser especialmente importante para reduzir a degradação das proteínas musculares.
Embora o seu corpo produza HMB naturalmente, suplementar irá proporcionar níveis mais elevados beneficia o crescimento muscular.
Ao contrário dos hormônios anabólicos que induzem a hipertrofia muscular aumentando a síntese de proteína muscular, o HMB influencia a força e a massa magra, agindo como um agente anticatabólico e, desse modo, minimizando a quebra de proteínas e danos às células que podem ocorrer com exercícios intensos.
– Confira seção de HMB na Bionutra