Você conhece todos os benefícios da musculação?
Foi-se o tempo em que a musculação era uma prática vista como importante apenas para fisiculturistas. Hoje em dia, a literatura sobre a musculação é muito vasta e todas elas fomentam a importância dos exercícios de resistência para o corpo, para a mente e para uma longevidade maior e mais saudável.
Na verdade, essa prática impacta uma série de reações químicas no organismo, melhorando a função hormonal, a qualidade do sono, o metabolismo, dentre outras inúmeras funções.
Na terceira idade, a musculação é capaz de dar mais mobilidade, resistência (inclusive a quedas e atritos) e aperfeiçoar a qualidade de vida.
Benefícios da musculação
1. O músculo ajuda a controlar o açúcar no sangue
Dietas ricas em carboidratos combinadas com estilos de vida sedentários podem resultar em um fenômeno reconhecido como diabesidade (obesidade e diabetes).
Uma pesquisa conduzida na Unicamp e publicada no Journal of Endocrinology constatou que a musculação tem um grande impacto na diabetes e na resistência à insulina.
O fígado e músculo esquelético armazenam glicose como glicogênio. No entanto, se você não se exercita regularmente e, mais especificamente, treina com pesos, perde a capacidade de armazenar carboidratos.
Quando você não tem “onde colocá-los”, o açúcar no sangue aumenta, o pâncreas secreta insulina e você armazena gordura. Quanto mais músculos você tiver, mais espaço de armazenamento você criará para a glicose.
2. Aumento de força e resistência
Este é um benefício óbvio da musculação, mas que muitas vezes não percebemos o quanto impacta nossa vida. Ter mais resistência e força significa também ter mais condições de realizarmos nossas atividades do dia a dia sem nos sentirmos fatigados.
Durante os primeiros meses da musculação, é comum ganhar força sem muito aumento no tecido muscular. Nesta fase de adaptação, seus sistemas nervoso e muscular se aperfeiçoam ao usar os músculos que você já tem.
Desse modo, depois de aumentar seus limites de força com o músculo existente, você começa a construir mais músculos. Depois de mais alguns meses de musculação consistente e uma dieta rica em proteínas, você percebe um pouco mais de forma em seu corpo e sua força continua a melhorar.
Seus ligamentos e tendões, assim como seus músculos, ganham força. E seu sistema nervoso fica cada vez melhor na coordenação de diferentes grupos musculares para tornar seu movimento mais fluido e eficaz.
3. Construir músculos também constrói ossos
A tensão ou resistência física estimula o crescimento da massa muscular e da densidade óssea. Depois de experimentar o estímulo, seu corpo usa aminoácidos para construir e reparar músculos (junto com outros micronutrientes) e usa proteína, cálcio, magnésio e vitaminas D e K para construir ossos.
Embora cálcio, magnésio e vitamina D e K sejam necessários para a saúde óssea, seu corpo não construirá ossos a menos que você dê uma razão para isso. Você tem que estressar seu osso com treinamento de resistência.
Se você está perdendo músculo, é quase certo que está perdendo densidade óssea. E se você fizer o que é necessário para construir músculos, provavelmente também melhorará a densidade óssea. Músculos fortes quase sempre se traduzem em ossos saudáveis.
4. Músculo ajuda a controlar a gordura corporal
À medida que você diminui a gordura corporal e “adiciona” músculos, o peso da balança pode não mudar, mas você criará uma mudança significativa na aparência e, ao mesmo tempo, aumentará sua taxa metabólica de repouso.
Assim como a perda muscular, a taxa metabólica cai à medida que você envelhece. No entanto, suas rotinas de exercícios e dieta são um fator muito mais significativo do que a própria idade. Na verdade, uma pessoa de 70 anos em forma pode ter uma taxa metabólica que excede em muito a de uma pessoa sedentária de 30 anos!
Conclusão
Como você pôde perceber, os benefícios da musculação excedem a forma física e impactam diversas áreas da vida cotidiana. A saúde, a autoestima e até mesmo fatores cognitivos são aperfeiçoados quanto o treino está em dia.
Mas também é importante considerar que antes de iniciar um treino ou de elevar seus pesos, repetições e séries, você deve ter acompanhamento de um profissional da área de educação física para que tudo seja feito de forma orientada e ajustada aos seus objetivos e às suas características!